LOADING

Já segue a gente?

Você já conhece o Mapa de Feiras Orgânicas?
setembro 19, 2017|Fun.Granja VianaOutras Regiões

Você já conhece o Mapa de Feiras Orgânicas?

Você já conhece o Mapa de Feiras Orgânicas?

Navegando pela internet esses dias eu conheci o “Mapa de Feiras Orgânicas“, uma ferramenta de busca com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.

Nós, do Casal Granjeiro, super apoiamos esta causa e inclusive sabemos que na Granja Viana há vários locais que vendem e produzem alimentos orgânicos. Já até falamos algumas vezes sobre este assunto aqui e aqui.

O legal é que o mapa visa encurtar o caminho do consumidor até o produtor, ampliando o acesso aos alimentos orgânicos. Com base em uma pesquisa realizada pelo Idec em 2012, muitos consumidores prefeririam orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvesse mais canais de comercialização próximos de suas residências. Contudo, em uma pesquisa de preço realizada pelo Instituto em 2010, foi constatado que os alimentos orgânicos eram bem mais caros nos supermercados em comparação com as feiras, o que faz muitos se desinteressarem pelo produto.

Mapa de Feiras Orgânicas1

Neste Mapa de Feiras Orgânicas vocês pode encontrar da seguinte maneira:

Feiras Orgânicas ou Agroecológicas: Feiras são os espaços mais antigos de comercialização e que ainda resistem em alguns municípios. São uma ótima alternativa da compra direta com o produtor, pois diminuem intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulam a autonomia do produtor e valorizam a produção local de alimentos.

Grupos de Consumo Responsável: São iniciativas de consumidores organizados que se aproximam de produtores e, juntos, propõem comprar produtos de uma forma diferente da que ocorre no mercado tradicional, pois agregam preocupações com as questões sociais, ambientais e de saúde, da produção até o consumo. O propósito desses grupos é fomentar o consumo diretamente do produtor, seja simplesmente através da aquisição de cestas de alimentos orgânicos ou do financiamento dos produtores. Este último arranjo é conhecido como Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA).

Comércios Parceiros de Orgânicos: São iniciativas que ocorrem diretamente entre consumidor e agricultor ou com apenas um intermediário. Essa relação deve ser transparente e justa, com preços que possam cobrir as despesas operacionais.

Dentro do site você ainda confere diversas receitas que podem ser feitas com alimentos orgânicos, adquiridos nas feiras e nos demais locais de comercialização destes produtos.

Não demore, baixe o aplicativo agora mesmo acessando aqui.

“)

no comments
Share

Júlio Frutuoso

Digo ser comunicador, afinal, o que é um jornalista senão isso? Também sou apaixonado por muitas outras coisas, como gastronomia, fotografia, e também pelo Palmeiras. Dedicado? Somente a Sra. Juliana Frutuoso.